Tablet no painel no lugar do som

Mostre aqui o seu projeto de som e compartilhe sua experiência com outros usuários. Informações também sobre forros das portas e troca de alto falantes.

Re: Tablet no painel no lugar do som

por fabriziomalta » 10 Nov 2013, 22:00

engbass escreveu:Como é seu som? tem sub? quantas caixas? qual é o modulo? como está a ligação?
Porque você tem apenas duas RCAs de saída né? consegue controlar algo tipo um fader?

Meu aparelho de som ERA um GoTo M500. Foi retirado pra dar lugar ao tablet. A ligação do tablet para o módulo é feita via cabo, uma ponta com o conector macho p2 que conecto ao tablet e no outro duas saídas RCA femêa, um pra o lado direito e outo pra o esquerdo, onde conecto dois conectores machos que vão para o meu módulo, um AB 3000 Plus. Ele só tem entrada e saida de áudio direito e esquerdo. Sendo assim o som que sai do módulo eu retorno, via outros 2 cabos, um para direita e outro pra esquerda, para ligar os 4 auto falantes. Sendo assim, eu só tenho controle de som para mudar a saída nos falantes da esquerda ou direita.

engbass escreveu:Outra coisa, eu estava olhando esses dois aplicativos que falou (Tasker e Autovoice), o que conseguiu fazer de interessante com eles? suportam comandos em português? precisam da internet para fazer o reconhecimento de voz?

Cara, pra ser sincero ainda não tive tempo de ficar programando os comandos. Pelo que tinha visto não é necessário acesso a internet não, mas o reconhecimento é um pouco confuso. Eu tinha gravado alguns comandos testes e ele sempre dava mais de uma opção de resultados. Tipo assim, o comando de voz "Enviar", que enviaria um SMS pra determinado número e após isso apresentaria uma mensagem "TUDO OK" na tela. Dai se eu digo a palavra "Enviar" ele apresenta varias opções de interpretação, mas pelo que eu entendi, se eu não disser nada novamente ele executa o primeiro da lista ou se eu disser, por exemplo "enviarei" ele também interpreta o enviar e executa o comando. Eu fiz poucas experiencias. Isso eu vou vendo com mais calma depois.

Esse fim de semana fiz algumas mudanças. Chegaram minhas comprinhas da internet, dai fiz algumas das modificações que queria para ligar o Galaxy Tab 2.

Imagem

Para esse outro tablet coloquei outro carregador adequado para esse modelo, para não ter problemas com recarga.
O Tab 2 é mais grosso que o outro, dai ele não encaixou certinho na parte de baixo da moldura e por consequência não ficou certo no tamanho na parte de cima, ficando um pouco inclinado para trás e deixando um espaço. Deu pra encaixar, mas terei que abrir um pouco mais o espaço na parte de baixo para encaixar e fica tudo certinho.
ficou inclinado com um espaço.
Imagem

Notei também que o audio ficou mais baixo. Parece que o outro tablet fornecia um som mais potente para o módulo e quando eu aumentava o máximo ficava daquela forma insuportável dentro do carro. Com esse Tab 2 no máximo ficou como eu escutava som alto antes. Não sei se isso é real ou se ja ouve perda auditiva minha :lol: , mas foi aparentemente o único ponto negativo desse novo tablet. Do resto está bem melhor que o outro, pois o GPS conecta na hora, sem demora, quando ligo o Waze. O torque conecta mais rapidamente que com o outro. Só usei por um fim de semana. Vamos ver como vai se comportar durante a semana.
Uno Vivace 1.0 Branco Banchisa 13/13 + kit Itália
Tablet no lugar do rádio http://www.novounoclube.com.br/viewtopic.php?f=65&t=2341

Data de registro: 04 Dez 2011, 19:34

por Anderson Bollo » 12 Nov 2013, 21:08

Parabéns pelo tópico, estou estudando certas soluções, quando estiver com mais tempo irei postar algumas opções,

Fabrizio, me diz uma coisa, como está seu OBD2 com o Torque Pro? Funcionando normal? Atualizou ele?
Tem utilizado mesmo esse recurso ou com o passar do tempo ficou esquecido?

Data de registro: 12 Nov 2013, 17:55

por fabriziomalta » 13 Nov 2013, 00:01

@Anderson Bollo
O Torque Pro ta funcionando sim. Não é um recurso que uso a todo tempo, mas está funcional. Inclusive notei que a conexão e respostas de comunicação com o tab2 é mais rapida (normal). Com o outro tablet ele demorava um pouco a se conectar, cerca de 15 segundos. Esse é quase que instantâneo. Adicionei uns novos plugins pra ele, o RacingMeter for Torque Pro (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.sensadigit.racingmeterfortorque) que exibe um painel com umas informações legais, até a marcha que o carro está (a marcha não é reconhecida automaticamente, tem que configurar ;) ) entre outras coisas
(Imagem)

Instalei também o Fiat Adv (OBD 2) for Torque (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ideeo.ftadvanced) sonhando que teria alguma compatibilidade com nosso uno :D mas nada feito.

A Galaxy Tab 2 se mostrou muito bem em todas as suas funções, agora no audio que sai do conector do fone de ouvido ta perdendo feio pra o Chines. Eu coloco no máximo o volume e o som não ficou tao legal, não tem mais aquela batida legal. Acho que ele não tem força suficiente pra passar o áudio para o módulo. To querendo colocar um pré amplificador pra ver como fica. To procurando uns no mercado livre pra comprar.

Por falar em audio, eu acho que não citei o aplicativo que venho utilizando como player de musicas é o Poweramp Music Player (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.maxmpz.audioplayer). Eu comprei a versão Full pra ficar usando ele por que até então não vi nenhum melhor. Ele tem uns controles legais de equalização e controles de som, tipo essas imagens...
Controle de som
Imagem

Equalização
Imagem

Essas não são as minhas configurações, essas imagens eu tirei do Google Play.
Tablet no lugar do rádio http://www.novounoclube.com.br/viewtopic.php?f=65&t=2341

por Anderson Bollo » 23 Nov 2013, 11:29

Essa tela desse plugin ai me empolgou para pegar um viu, estilo Need For Speed, haha... qual o modelo do seu OBD2?
(Alguns usuários se queixaram do Torque Pro não funcionar mais, talvez seja o modelo do OBD2.)

Quanto a saída do Samsung Galaxy 2, isso deve ser por causa da voltagem dessa saída P2 que deve ser mais baixa e precisará de algo para amplificar (vou te dar umas opções abaixo), mas com certeza em QUALIDADE de áudio o samsung deve ser melhor ao chinês porque deve ter uma placa de áudio melhor.

-----------------------

Deixa eu contar minha trajetória...
Antes de ter o carro eu comecei a buscar a melhor solução para ter uma tela estilo 2din no Novo Uno, primeiramente conheci o modelo da Lenoxx Ad1836 (corpo 1din e tela 2din), logo após vi que a Napoli e a Roadstar possuíam modelos parecidos porém com bluetooth, o que me deixou animado, porém esses dvds possuem sistemas diferentes entre os mesmos modelos, o Lenoxx mesmo tem dois tipos de menu: um bem feio quadrado que não ler as músicas por pastas e outro mais colorido, mais bonito e mais completo, porém esses aparelhos não me passavam confiança então desisti e comecei a pensar em tela retrátil, mas como fica na frente do ar e não podem tirar a frente por completa eu terminei desistindo.

Foi então que passei a procurar uma forma de adaptar um TABLET, vi várias formas, a sua mesmo é genial porém como preciso destacar a tela estou pensando em utilizar o velcro ou criar algum suporte, pretendo colocar no local do cd player e embaixo próximo a marcha caso eu não queira que fique aparecendo, ai entra outra coisa que são as formas de ligação do audio:

# Comecei pensando no Cabo P2 x RCA assim como você, porém além do desgaste do plug P2 já que eu ficaria sempre retirando e esse plug só vive dando problema eu não teria o controles que tenho em um player normal (como fader, volume do sub, balance, TA, etc) e como pretendo ampliar o som essa opção não se tornou interessante, além disso li que o tablet não manda volume suficiente diretamente, logo tem que conhecer quanto seu tablet manda de voltagem pelo P2 e procurar um modulo amplificador que leia a partir dessa voltagem ou em baixas voltagens (só para comparação um cd player normal tem saida rca de 2v ou 4v, já tablets variam de 0,2v à 0,7v pelo que pesquisei, mas tem que procurar pelo seu tablet).
# Então pensei em Esconder um Cd player no Painel e plugar um P2 na Aux dele porém muitos falam que esse tipo de ligação não fornece qualidade, além de me deixar preso a fios (o que não quero).
# Vi também pessoas ligando pela Placa USB da Behringer UCA202 através do cabo OTG, sendo que nessa opção tem a possibilidade de fazer a ligação digital através de um processador como BitOne que fica super top (mas isso é muito caro e não tenho essa intenção), a UCA202 também tem duas RCAs o que diminui os controles de áudio mas fica bem melhor do que ligar diretamente.
# Pensei no Cabo AV do Galaxy TAB ou iPad que deve mandar uma qualidade de áudio melhor que o P2 e provavelmente mais alta, além de já dividir o estéreo.
# Tem o Modulo Amplificador para Mp3, é barato no Mercado Livre e tranquilo para um som básico, inclusive alguns tem usb para carregar o celular, pensei também em utilizar um desses somente para amplificar um tablet e mandar sinal para um modulo melhor e mais completo, porém não sei se isso daria certo.

Bem, como não queria ficar preso a fios, fui direcionado para o Bluetooth,
# Conheci o Noxt Moovi, mas sinceramente acho caro para o que oferece com apenas 1 par de RCA.
# Pensei no Adaptador Bluetooth x P2 que é barato no ML porém tem qualidade questionável e preferi não arriscar mas poderia ligar diretamente no módulo transformando seu P2 em RCA ou na auxiliar de um player.

# E após tantas formas estudadas eu optei pelo Audio Streaming através de um Cd Player com Bluetooth, não fico preso a fios e não perde qualidade, além de ter todos os controles de um player (indico cd players da sony com bluetooth, não costumam ser caros e alguns são bem completos com equalização de 7 bandas, controle do sub, 3 pares de RCAs, e etc), ainda estou em fase de teste pois não sei se vou esconder o cd player em algum lugar ou inventar um suporte para o tablet, estou pensando na melhor adaptação.

Fiz algumas pesquisas pelo Youtube (tem muito video de iPad e Nexus no carro, os videos da Soundman mesmo tem adaptações perfeitas e inspiradoras), pesquisei também pelo Autoforum que tem alguns tópicos basta utilizar a busca, nessas pesquisas eu conheci o Sony App Remote (aplicativo que controla o cd player pelo tablet), que já estou cogitando também mas ainda não tem cd players compatíveis no Brasil... enfim, espero que me decida logo, haha.

Data de registro: 12 Nov 2013, 17:55

por fabriziomalta » 08 Dez 2013, 22:29

@Anderson Bollo
Meu OBD2 é esse
Imagem

Tem um tópico que a galera tem discutido desse assunto, mas pode ficar a vontade pra perguntar.
http://www.novounoclube.com.br/viewtopic.php?f=169&t=200

Eu estava pensando em colocar uma placa preamplificadora, mas acabei pedindo esse mini amplificador que tem entrada pra MP3
http://www.aliexpress.com/snapshot/303973015.html
Acredito que com isso haja uma melhora de um modo geral no som. Mas vamos ver como vai se comportar esse amplificador.

Fiz umas modificações durante a semana.
Retirei o adesivo de fibra de carbono e pintei toda a moldura com spray preto fosco.
Imagem
Achei que ficou mais bonito, mas apareceram os buraquinhos de imperfeição no acabamento que estavam cobertos pelo adesivo. Vou passar massa rápida e lixar pra tentar minimizar os buracos.

por João Pedro » 14 Dez 2015, 06:48

Curti muito essas alterações!
Eu tenho um ipad aqui em casa e bem que queria fazer isso com ele, mas com ipad fica quase impossível por conta do tamanho, vou ter que comprar um tablet mesmo!

Data de registro: 09 Dez 2015, 23:18

por AlexandreRocha » 08 Jun 2017, 10:27

Bom Dia!!!, Fabrizio, gostei muito da sua postagem para adaptar o Tablet no painel do Fiat Uno.
Gostaria de pedir o esquema de montagem, fios, ligações, etc.

Agradeço.

fabriziomalta escreveu:Olá galera,

Estou com muita vontade de colocar um tablet no painel do meu carro no lugar do som. Não estava querendo colocar colado com velcro na tampa do som não, queria que ficasse embutido.
O carro eu comprei zero, sem o radio, só com a pré disposição para ele. Dai retirei os auto-falantes originais e coloquei o seguinte:

- 1x som GoTo M500 "fuleiro"
- 1x módulo AB 3000 Plus
- 1 Kit 2 vias Bravox CS 60 K (frente)
- 1 Kit 2 vias Bravox CS 50 U (traseiro)
- 1 Sub 8" num caixotinho básico (mala)

Beleza, o som atualmente sai do radio e vai pra o modulo. Lá ele distribui pra cada um das caixas e tudo mais.
O meu pensamento era, retirar o radio e colocar o tablet como fornecedor do som para o modulo.
O tablet que estava querendo era um de 7"polegadas.
Um amigo meu fez essa montagem pra ver mais ou menos como ficaria.

Imagem

Ainda está em estudos, rsrs, primeiro por que pela medição acho que ia ficar por cima um pouco do botão do vidro, mas nada que impeça a abertura ou fechamento. O outro problema é que eu comprei meu carro a menos de um ano, comprei em Março. Dai se eu trocar essa moldura creio que perco a garantia. Alguém confirma?
Até fiquei pensando também em colocar alguma coisa pra, de alguma forma, quando eu quiser ouvir a rádio local. Vi uns negocinhos na china, mas ainda estou estudando.

-------
RESULTADO

Imagem

Data de registro: 08 Jun 2017, 09:52

gas natural

por neto maceio » 21 Dez 2017, 21:52

ola alguem já colocou um gas natural no fiat uno vivance (novo uno )2012 ? estou pensando em colocar um ? perde muita força ? quais as vantagens e desvantagens ?

Data de registro: 21 Dez 2017, 21:47

Anterior