Falha nos 3.000 RPM

Falha nos 3.000 RPM

por Eduardo Gomes » 30 Abr 2011, 13:11

Tenho um Novo UNO Way 1.0, que apresenta falhas na aceleração nos 3000 giros, já li relatos aqui no forum de pessoas com o mesmo problema. Já levei o carro na concessinária algumas vezes mas nada foi resolvido.

Proponho neste tópico, que os proprietários que estão tendo o mesmo problema se manifestem! Relatando o que tem acontecido, se alguem já conseguiu resolver, qual a "explicação" do problema. Além de contabilizarmos qtos aqui estão passando por isso.

OBS: Não esqueçam de colocar o modelo do Carro, motor (1.0 ou 1.4), combustível utilizado com mais frequencia, se tem ou não ar condicionado e Data da Compra.

Uno Way 1.0 -
Gasolina -
sem ar condicionado
Dezembro 2010

Obrigado
Eduardo Gomes
Belo Horizonte
Uno Way 1.0 - Azul Trinidad

Data de registro: 22 Dez 2010, 18:28

Re: Falha nos 3.000 RPM

por Mazzette » 30 Abr 2011, 14:49

Uma pergunta, esse problema existe desde que tirou da concessionária ou apareceu após rodar um pouco ?

Att,
Mazzette

Data de registro: 19 Abr 2011, 23:20

por guersoni » 30 Abr 2011, 17:29

Fala Eduardo,
Tenho um UNO WAY 1.0 desde outubro com ar condicionado (com 7800 Km rodados).
O carro foi a concessionária 4 vezes e o problema não foi solucionado. Sempre tratado como problema no sistema de injeção. Cansado de tanto vai e vem, estou fazendo o paliativo de usar mistura de combustível, favorecendo a concentração de etanol (de modo simples, se coloco R$30,00 de gasolina, coloco outros R$30,00 de etanol) e no meu veículo a falha se torna imperceptível. Estou fazendo isto até buscar uma solução para o problema. Acho inaceitável um carro flex precisar de uma "gambiarra" dessas.

Particularmente não acredito que o problema é no sistema de injeção por 3 bons motivos:
1) Em todos os relatos, as intervenções no sistema não foi suficiente;
2) A falha ocorre em uma faixa muito fixa de operação (3.000 rpm) - se fosse injeção seria mais amplo;
3) O fato de mudanças na mistura alterar o efeito do problema;

Apostaria no sistema de aceleração (novo para este modelo) e/ou sonda lambda (funcionamento ou interface). Mas a concessionária não aceita sugestões.
Saudações.
Guersoni - UNO WAY 1.0

Data de registro: 21 Mar 2011, 15:03

por Pardo » 01 Mai 2011, 00:25

Eu tive o mesmo problema com o Uno Vivace 1.0 daqui de casa, só que a concessionária mexeu e disse que eram os bicos injetores com mau contato, se isso realmente aconteceu não sei, só sei que depois que ele saiu da concessionária o carro estava outro, mudou da água pro vinho e não deu mais problemas.

Data de registro: 27 Fev 2011, 21:30

por monteiro.rol » 01 Mai 2011, 18:53

Senhores, o meu é um 1.0 Way 10/11 comprado em 23/12/10, completo.
Histórico:
- Na 1 semana, o problema da falha aos perto dos 3000RPMs apareceu, utilizando alcool;
- Por minha conta passei a utilizar gasolina, o problema continuou;
- O problema piora com o carro carregado e c/ o ar ligado;
- Levei várias x na cancessionária, nada, os técnicos da Fiat percebem a falha, ficam com o carro para resolver o problema e sempre vem a mesmo histórica, este é uma característica deste carro, segundo eles do acelerador eletrônico.
- Após alguns relatos no forum, misturei alcool c/ gasolina, a falha diminui, não acaba;
- Já acionei o SAC da Fiat e a orientação é sempre a mesma, procurar a concessionária.

Estou juntando todos os documentos q eu posso provar q este defeito existia desde a retirada do carro.
Não tenho mais o q fazer, estou aguardando p ver se alguém resolve o problema.

Um amigo alugou um Novo Uno e percebei o mesmo problema.

Quem resolver, coloque o nome da concessionária e a cidade.

Abraços
Carlos Monteiro
Carlos Monteiro
Novo Uno Way 1.0
10/11

Data de registro: 11 Mar 2011, 15:46

por JuniorFer » 02 Mai 2011, 14:53

Meu carro já foi 4 vezes para a concessionária por esses e outros motivos.

Qto a falha, na minha opinião não chega a atrapalhar tbm ... incomoda as vezes, mas quem anda no banco do carona nem sente a diferença ...

Massss o mecanico me disse q esse problema está ligado a uma falha no software do modulo da injeção ... que a Fiat já está atras da solução e hora ou outra aparece uma atualização.

Reforçou tbm q o caminho mais curto é o povo ir reclamar na cc ... se der todo mes ir lá ... qto mais "ocorrencias" ficarem registrados mais rapido a fabrica resolve. Segundo ele a cada visita, reclamação e uma passada do scanner no carro a fabrica tem q desembolsar algo perto dos 200 reais pelo serviço a cc.

Então RECLAMEM!

Meu carro tbm tinha bastante barulho nas portas ... acompanhei o serviço e sei como resolver ... é coisa fácil. Quem tiver esse problema posso tentar ajudar.

Data de registro: 04 Abr 2011, 14:30

por erik djp » 02 Mai 2011, 16:09

comigo acontece tbm , achei q era o alcool , coloquei gasolina diminuiu um poko mas bem poko , ou seja , o problema persiste !

Data de registro: 12 Jan 2011, 14:20

por Paulo de Tarso » 10 Mai 2011, 12:53

Pessoal, gostaria que alguem descrevesse exatamente que falha é essa, como vcs percebem tal falha? como vcs identificam a falha? qual é o sintoma exato? é muito grande? dura muito tempo? o carro chega a parar? engasgar sei lá?

Tenho um uno way 1.0 e até hoje acho que não senti nenhum problema no motor (além do barulho grave e alto quando em baixa rotação e o fato de ser um pouco amarrado pra um motor de 75cv) mesmo assim já viajei com ele, varias vezes sempre entre 110 e 120km/h (o meu maximo com esse carro foi 140km/h durante pouco tempo), de qualquer forma o mesmo já está com mais de 8mil Km rodado.... também só tenho abastecido com gasolina desde que o alcool subiu de preço, sempre priorizei o combustivel mais em conta (ja absteci noutros tempos apenas com alcool, e mesmo assim não sei que problema é esse....

Data de registro: 21 Dez 2010, 19:03

por LEO SOUZA CRUZ » 10 Mai 2011, 14:43

olá galera... neste fim de semana coloquei os 200km/h no meu uno 1.0 way... ADRENALINA A MILLL :shock: ... mas não gostei do barulho que faz... bate tudooo... parece até que o painel vai sair...kkkk :o interno faz muito barulho. com alguem aconteceu isso?

Data de registro: 03 Mar 2011, 16:32

por Mazzette » 10 Mai 2011, 22:04

200 nunca dei nao, dei 180 no sporting e totalmente de boa, achei até bem estável, só que ele pede 6 marcha demais por ter a quinta marcha mais curta para melhorar em retomadas.

Mazzette

por LEO SOUZA CRUZ » 11 Mai 2011, 01:13

Mazzette escreveu:200 nunca dei nao, dei 180 no sporting e totalmente de boa, achei até bem estável, só que ele pede 6 marcha demais por ter a quinta marcha mais curta para melhorar em retomadas.

Mazzette

Poisé... Acho por ser way, suspensão mais alta balança mais... quando chega nos 160 o motor desperta de uma forma incrivel. gostei do resultado.

Data de registro: 03 Mar 2011, 16:32

por Gato Mestre » 11 Mai 2011, 22:10

8-) BOA NOITE, ESSE PROBLEMA DE FALHADO NO MOTOR DO NOVO UNO 1.0 OU 1.4 NÃO TEM SOLUÇÃO, É UMA CARACTERISTICA DO VEÍCULO, ENTÃO NEM PERCAM NEM TEMPO E DINHEIRO LEVANDO O SEU CARRO ATÉ A CONCESSIONÁRIA OU OFICINA DE SUA CONFIANÇA... :roll:
Eduardo Gomes escreveu:Tenho um Novo UNO Way 1.0, que apresenta falhas na aceleração nos 3000 giros, já li relatos aqui no forum de pessoas com o mesmo problema. Já levei o carro na concessinária algumas vezes mas nada foi resolvido.

Proponho neste tópico, que os proprietários que estão tendo o mesmo problema se manifestem! Relatando o que tem acontecido, se alguem já conseguiu resolver, qual a "explicação" do problema. Além de contabilizarmos qtos aqui estão passando por isso.

OBS: Não esqueçam de colocar o modelo do Carro, motor (1.0 ou 1.4), combustível utilizado com mais frequencia, se tem ou não ar condicionado e Data da Compra.

Uno Way 1.0 -
Gasolina -
sem ar condicionado
Dezembro 2010

Obrigado

Data de registro: 11 Mai 2011, 22:00

por Mazzette » 11 Mai 2011, 23:34

Eu acho que o que não pode é engolir o problema, conversei hj com um adovgado de anos de trabalho sobre isso e ele me disse que isso acontece, e se o carro tem um problema, vc o leva para uma concessionária e eles dizem que não tem como consertar é seu direito pedir o dinheiro de volta, isso aconteceu muito com o gol 1.0 ano passado onde vários clientes não aceitaram ter seu motor trocado num recall.

textos abaixo tirados do Jornal da tarde, repórter responsável Eleni Trindade

*Márcia Christina de Oliveira, supervisora da Área de Produtos e Serviços do Procon de São Paulo, explica, que quando surge um defeito, a empresa tem 30 dias para consertá-lo. Se o conserto não é providenciado, o consumidor pode exigir a troca do bem, a devolução do dinheiro ou abatimento no preço.

Se alguem quiser consultar o código de defesa do consumidor (CDC) isso está no artigo 18.

Mazzette

por monteiro.rol » 12 Mai 2011, 12:38

O problema é q a Fiat não reconhece como defeito e sim como uma característica do carro.
O q temos q conseguir é uma avaliação independente q tenha a competência técnica reconhecida, atestando que é um defeito, só assim poderemos enquadrar a Fiat no código do conssumidor.
Com q uma empresa diz que uma falha no motor é uma característica do carro? Eu já escutei esta explicação em duas concessionárias diferentes. Qual a explicação para a falha diminuir, ou até mesmo acabar, quando há uma mistura de combustível no tq? Também é uma caracteristica do carro? Ele é literalmente FLEX, só funciona bem quando há mistura de combustível?
Eu esgotei minhas tentativas, estou a contra gosto misturando o combustível, aguardando o ensaio q o Daniel ficou de realizar no seu carro com seu professor de engenharia.
Caso alguém tenha um laudo independente, informe por favor.
Sds.
Carlos Monteiro
Carlos Monteiro
Novo Uno Way 1.0
10/11

por Paulo de Tarso » 12 Mai 2011, 16:54

Pessoal, conitnuo no aguado de alguma explicação: gostaria que alguem me descrevesse exatamente que falha é essa, como vcs percebem tal falha? como vcs identificam a falha? qual é o sintoma exato? é muito grande? dura muito tempo? o carro chega a parar? engasgar sei lá?

Tenho um uno way 1.0 e até hoje acho que não senti nenhum problema no motor (além do barulho grave e alto quando em baixa rotação e o fato de ser um pouco amarrado pra um motor de 75cv) mesmo assim já viajei com ele, varias vezes sempre entre 110 e 120km/h (o meu maximo com esse carro foi 140km/h durante pouco tempo), de qualquer forma, o mesmo já está com mais de 8mil Km rodado sem nenhum problema.... também só tenho abastecido com gasolina desde que o alcool subiu de preço, sempre priorizei o combustivel mais em conta (ja absteci noutros tempos apenas com alcool, e mesmo assim não sei que problema é esse....

por Mazzette » 12 Mai 2011, 17:58

Se não percebeu acredito seu carro estar livre desse problema, pela reclamação do pessoal é algo bem perceptível amigo.
Nunca senti nada do genero também, pego bandeirantes e transito da marginal (SP) todo dia e até agora tá belezinha.

Mazzette

por monteiro.rol » 12 Mai 2011, 20:40

Paulo de Tarso escreveu:Pessoal, conitnuo no aguado de alguma explicação: gostaria que alguem me descrevesse exatamente que falha é essa, como vcs percebem tal falha? como vcs identificam a falha? qual é o sintoma exato? é muito grande? dura muito tempo? o carro chega a parar? engasgar sei lá?

Tenho um uno way 1.0 e até hoje acho que não senti nenhum problema no motor (além do barulho grave e alto quando em baixa rotação e o fato de ser um pouco amarrado pra um motor de 75cv) mesmo assim já viajei com ele, varias vezes sempre entre 110 e 120km/h (o meu maximo com esse carro foi 140km/h durante pouco tempo), de qualquer forma, o mesmo já está com mais de 8mil Km rodado sem nenhum problema.... também só tenho abastecido com gasolina desde que o alcool subiu de preço, sempre priorizei o combustivel mais em conta (ja absteci noutros tempos apenas com alcool, e mesmo assim não sei que problema é esse....

Paulo, vou tentar descrever o problema q temos passados:
- O problema está acontecendo com os 1.0, o meu é 10/11 (comprado em dez);
- A falha aparece geralmente quando se estica a marcha p passar p a próxima, perto dos 3000 RPMs. Quem está dirigindo percebe.
- O problema piora muito quando abastecido somente c gasolina, embora já tinha percebido com alcool;
- Se o carro estiver pesado e c/ o ar ligado, todos no carro percebem, piora muito;
- Quando se mistura combustível, a falha diminui muito;
Pelos relatos os modelos 11/12 não apresentam o problema, porém a Fiat não reconhece q é um problema.
Espero ter ajudado.
Sds.
Carlos Monteiro
Carlos Monteiro
Novo Uno Way 1.0
10/11

por tssilva » 13 Mai 2011, 02:21

Pessoal, tenho um novo uno vivace 1.0 ano 2011/12, estou com o mesmo problema sempre abasteci o carro com gasolina, ja troquei varias vezes de posto e a falha ocorre aos 3k RPM principalmente quando o ar condicionado esta ligado, levei o carro a consessionaria e fizeram uns testes e encontraram uma falha no motor, me disseram que o erro foi corrigido mas a falha ainda persiste. (dizem que essa falha e caracteristica do carro :evil: )

E para melhorar minha vida, quando chego aos 120km/h percebo o barulho do vento entrando pela janela do motorista e do carona, estou decepcionado com o desempenho do carro.

Data de registro: 15 Mar 2011, 21:15

por monteiro.rol » 13 Mai 2011, 12:34

Bem vindo ao clube "Novo Uno Novo Problema..."
Se desistir de brigar na Fiat, misture combustível, eu estou colocarndo 10 l de alcool quando encho o tq. Como o alcool comessou a dimunir, vou inverter, vou colocar 10 de gas e completar com alcool.
A falha diminui muito quando se mistura alcool com gasolina.
Boa sorte.
Carlos Monteiro
Carlos Monteiro
Novo Uno Way 1.0
10/11

por Paulo de Tarso » 13 Mai 2011, 16:43

Obrigado pela Resposta Carlos, meu uno é way 1.0 10/11 comprado em agosto de 2010. Até hoje não percebi tal falha no motor, com ou sem ar ligado, carregado ou não, e como faz mais ou menos 2 meses que só uso gasolina (antes era só alcool, quando esse era mais barato afff) creio que estou livre desse problema.... o que me leva a crer que o problema não é caracteristica do carro, e sim falha mesmo de fabricação (talvez um lote de motor inteiro, como o problema não impede o funcionamento e o conserto deve ser caro (ou exiga um recall) a fiat tenta empurrar essa desculpa, ia ser muito ruim pra popularidade da fiat assim como foi com o do gol na epoca dos recalls) outra coisa, sugiro quem estiver com esse problema experimentar trocar o oleo do motor pelo oleo sintetico 5w30 e novo filtro de óleo.... as vezes essa troca faz milagres pelo sistema.... principalemnte se oleo que veio no motor (igual como ocorreu no inicio do motor do gol g5), de fabrica esteja errado (mais grosso do que devia ser)... eu mesmo fiz minha manutenção (troca de oleo e filtro0 com apenas 5.000km cedo, mas creio que vale a pena.

Próximo