Consumo absurdamente ALTO - UNO WAY 1.4

Consumo absurdamente ALTO - UNO WAY 1.4

por WilliamsPiato » 05 Jan 2015, 01:52

Olá, adquiri um Novo UNO Way 1.4 Celebration 2012 (15.000 KM rodados) de particular recentemente e tenho me espantado NEGATIVAMENTE com seu consumo e preciso de ajuda para amenizar ou resolver isso.

Antes tinha um VW Gol GIII 1.0 8v e costumava ter médias de 11 km/l na cidade com gasolina, mas isso parece ser uma meta impossível para meu uno. Esse carro drenou o primeiro tanque em apenas 4 dias e mal cheguei a andar metade do que andava com meu Gol. Levei o carro numa CCS e lá me informaram que isso era devido ao fato da dona anterior somente andar com alcool. Tudo bem, afinal já ouvi relatos semelhantes de outros carros com esse tipo de problema após uso prolongado de alcool. Fiz o segundo abastecimento onde a média aumentou um POUCO e o terceiro abastecimento onde meu carro obteve 7,5 KM/L de consumo na gasolina e num trajeto apenas de cidade onde ando com ar condicionado no forte no horário de almoço e sem o mesmo quando saio do meu trabalho a noite. Sem muitas paradas por contas dos semáforos sincronizados.

Tenho um estilo de direção moderado, onde costumo dirigir tranquilamente na maioria das situações, até mesmo para conservação do carro no geral, exceto na ida para o trabalho onde exijo um pouco mais do carro. Costumo manter o carro trabalhando nas 2000 rpm e as vezes controlo a velocidade e com isso o giro do motor cai até um pouco. Abasteço sempre gasolina GRID Petrobras.

Acho isso um absurdo vindo de um carro que é considerado um ícone de economia. Eu queria um consumo ao menos semelhante ao do meu GOL que tinha 10 anos de uso e mesmo assim muito vigor e não me desapontava no consumo.
Preciso urgentemente resolver isso, visto que a CCS Fiat já o revisou e disse que o carro não tem problema algum.

Alguém tem dicas ?? Não quero trocar o carro, acho o uno bonito e comprei o way por sua altura levemente maior (útil para chácaras e fazendas de colegas e amigos)e preciso de ajuda ou vou acabar trocando meu lindo Way por um UP! pois pelo menos o up! minha namorada tem e o pc de bordo exibe um consumo de 16 km/l na cidade (quando eu dirijo é claro).
Novo UNO Way 1.4 - Cinza Scandium
Kit Celebration 4

Data de registro: 04 Jan 2015, 17:25

Re: Consumo absurdamente ALTO - UNO WAY 1.4

por Tuco » 05 Jan 2015, 20:41

Eai amigo blz?
Em relaçao ao consumo nada temos a fazer,o meu Way 1.0 faz a media de 8km/l na cidade sem o ar ligado,e na estrada nao passa de 10km/l ou seja,para economia esse carro e uma merda mesmo,trabalho com a nova fiorino motor1.4 e acredite,ela faz com um tanque 670km pra mais,lembrando que meu carro so ando sozinho e tem filtro esportivo para dar mais força e mesmo assim bebe mais que eu nos fds hehehehehe.A unica solução é trocar de carro pq milagre nao faz.

Data de registro: 17 Ago 2013, 19:04

por WilliamsPiato » 06 Jan 2015, 00:43

Que consumo de merda, na real, troquei um carro confiável pelo carro do lula. Mas vejo muitos mostrando médias boas com esse carro, acredito que existe sim algum problema a ser solucionado.
Kit Celebration 4

por WilliamsPiato » 10 Jan 2015, 11:52

Apenas para atualizar, a última média do carro foi de 8,3. Terroso de posto e para minha surpresa o carro andou melhor com gasolina comum. Dei outra tanqueada com comum, vou ver a média e depois tentar a grid desse posso.
Kit Celebration 4

por tiagogoes » 10 Jan 2015, 14:50

WilliamsPiato escreveu:Apenas para atualizar, a última média do carro foi de 8,3. Terroso de posto e para minha surpresa o carro andou melhor com gasolina comum. Dei outra tanqueada com comum, vou ver a média e depois tentar a grid desse posso.

Caro WilliamsPiato, possuo um Uno Vivace 1.0, comprado da localiza. comprei o carro tinha algo entre 10.000km e 15.000km, não lembro ao certo, bem provável que tenha rodado apenas no Álcool, o unico suposto problema que encontrei foi um '"Trelado" (um barulho) quando abastecido apenas com gasolina sempre em baixa rotação, arrancadas e retomadas como se fosse a embreagem que fizesse esse barulho, mas em relação ao consumo meu carro sempre fez entre 11km/l a 12km/l com ar condicionado em consumo urbano onde pego muito engarrafamento. rodo algo em torno de 50km por dia e desses são minimo de 20km de engarrafamento. Então considero o consumo muito bom. um Detalhe importante é que meu abastecimento é R$ 30,00 de Álcool e 100,00 de gasolina (Grid ou SHell VPower). mas se abastecer com comum o consumo é muito parecido.

Valeu!
Tiago goes (Fortaleza / CE)
Uno Vivace 1.0 13/14
Up´s Realizado:
DVD Player BT 8680
Sensor de Estacionamento
Friso Borrachão way
Aplique Cromado difusor ar condicionado
Aplique Cromado Farol de Neblina

Data de registro: 27 Dez 2014, 19:29

por WilliamsPiato » 10 Jan 2015, 19:25

Então, o problema é que são motores diferentes, pneus diferentes, acessórios e outros itens diferenciados entre as versões. Não desejo um consumo excepcional como o de alguns carros aqui, mas desejo ao menos o mesmo consumo que tinha com meu Gol, algo em torno de 10/11 km/l. Se mantiver o consumo como o do dia de ontem a média será superior ao que desejo. Não tenho notado nada no meu carro, o único barulho que me incomoda e escuto é o característico de motores fiat, ou o famoso barulhinho do uno (rssss). Meu modo de dirigir está se adaptando ao carro, sempre dirigi carros VW onde a economia vem do motor em baixa rotação, mas o fiat não é assim e ainda por cima possui marchas mais longas do que os VW. Não ando pela cidade em momentos de grande fluxo (estou no trabalho graças a deus) mas pego lentidão. Mas ainda não desisti do uninho, escolhi o way pela altura e vou insistir nele até conseguir um bom consumo. =D
Kit Celebration 4

por tiagogoes » 10 Jan 2015, 21:41

WilliamsPiato escreveu:Então, o problema é que são motores diferentes, pneus diferentes, acessórios e outros itens diferenciados entre as versões. Não desejo um consumo excepcional como o de alguns carros aqui, mas desejo ao menos o mesmo consumo que tinha com meu Gol, algo em torno de 10/11 km/l. Se mantiver o consumo como o do dia de ontem a média será superior ao que desejo. Não tenho notado nada no meu carro, o único barulho que me incomoda e escuto é o característico de motores fiat, ou o famoso barulhinho do uno (rssss). Meu modo de dirigir está se adaptando ao carro, sempre dirigi carros VW onde a economia vem do motor em baixa rotação, mas o fiat não é assim e ainda por cima possui marchas mais longas do que os VW. Não ando pela cidade em momentos de grande fluxo (estou no trabalho graças a deus) mas pego lentidão. Mas ainda não desisti do uninho, escolhi o way pela altura e vou insistir nele até conseguir um bom consumo. =D

Entendo, não sabia que os pneus eram diferentes (rsrs), todo dia aprendo algo novo aqui neste fórum. Acho perfeito esta troca de informações.

Bem o que eu queria dizer é que não creio que seja por ter sido sempre abastecido com alcool que o carro ficou beberrão. acho que talvez possa ser velas, cabo de velas ou até mesmo limpeza de bicos, filtro de combustível todos este itens alteram o consumo do carro.

Imaginava esse seu carro fazendo pelo menos 10km/l
Uno Vivace 1.0 13/14
Up´s Realizado:
DVD Player BT 8680
Sensor de Estacionamento
Friso Borrachão way

por Pardo » 11 Jan 2015, 14:29

Colega, acho que ele deve estar consumindo isso porque 15.000 km é uma quilometragem relativamente baixa, com o tempo talvez melhore, mas a média de consumo do Novo Uno é mais ou menos essa mesmo e o grilar do motor com gasolina também é "característica" do carro, aliás não só nos Fiats, pois meu irmão tem um Gol G5 da empresa dele que grila que dá até medo, mas no geral eu prefiro o Uno ao Gol, pois já tive os dois e apesar de o Gol 1.0 ter um desempenho bem melhor, o Uno é muuuuito mais confortável de rodar do que o Gol, principalmente se vier completo (ar, direção, vidro e trava)

Data de registro: 27 Fev 2011, 21:30

por tiagogoes » 11 Jan 2015, 15:34

Pardo escreveu:Colega, acho que ele deve estar consumindo isso porque 15.000 km é uma quilometragem relativamente baixa, com o tempo talvez melhore, mas a média de consumo do Novo Uno é mais ou menos essa mesmo e o grilar do motor com gasolina também é "característica" do carro, aliás não só nos Fiats, pois meu irmão tem um Gol G5 da empresa dele que grila que dá até medo, mas no geral eu prefiro o Uno ao Gol, pois já tive os dois e apesar de o Gol 1.0 ter um desempenho bem melhor, o Uno é muuuuito mais confortável de rodar do que o Gol, principalmente se vier completo (ar, direção, vidro e trava)

O Grilar do motor eu consigo resolver se abastecer R$ 30,00 de álcool que dar algo em torno de 11lts a 12lts e o resto do tanque com gasolina algo em torno de R$90 a 100,00 que seria mais ou menos 30lts.

Confesso que estou gostando do Uno, comprei o uno por economia de combustível, estava em um carro 2.0 que era o Sentra da Nissan, porem como rodo muito todo dia, cerca de 50 km no minimo por dia, estava com uma despesa alta de combustível, quando procurava um carro mais econômico fui logo pensando no uno, afinal era o mais econômico que todos diziam e não tenho do que reclamar o Meu 1.0 Vivace, faz 12km/l consumo urbano com ar-condicionado ligado. 14,7 na estrada com ar ligado e um ritmo de 110km/h.
Uno Vivace 1.0 13/14
Up´s Realizado:
DVD Player BT 8680
Sensor de Estacionamento
Friso Borrachão way

por WilliamsPiato » 12 Jan 2015, 01:37

É, rodo algo em torno de 30 km diários, a média de consumo ao que parece esta caminhando para uma ótima média com este último tanque. Não sei o que vocês consideram os grilos, se é o barulho do motor característico dos uno, não me importo pois só escuto em rotação mais baixa. Com 106 reais abasteço o tanque por completo, prefiro gasolina até por questão de preço, aqui o alcool não compensa e prefiro a gasolina também por questões de manutenção. Já vi muito carro Flex com muitos problemas mecânicos por conta do uso prolongado do alcool.
Quando comprei ele na verdade tinha em mente o Ford Focus 1.6, o Toyota Corolla e o Honda Civic. Mas conforme pesquisava e ia encontrando cada vez mais os carros mal cuidados, comecei a pensar no VW Move UP! e no Uno Sporting, tendo andado e experimentado ambos, mas quando andei no way foi uma surpresa, pois a altura e a agilidade do motor 1.4 me agradou, porem não imaginava que o consumo seria tão decepcionante. Em um mês tive de me adaptar totalmente ao carro para melhorar o consumo e em diversos momentos cheguei a me arrepender e ter pego o UP. Mas com esses sinais de uma boa média a caminho, volto a me animar e até pensar numa futura troca pela versão sporting.
Kit Celebration 4

por VINICUS TEIXEIRA » 16 Jan 2015, 13:21

Prezados;

Primeiramente, tenho um uno way 1.4 2013 com 35 mil km.
Manutenção toda em dia.
consumo urbano varia entre 10 e 11. Com A/C.
Na estrada acho o grande trunfo dele.
Com A/C médias de 14,5 a 15,5.
Alcancei meu recorde sem A/C na estrada aos 17,3 km/L.

Na cidade ele é mais beberrão, afinal as relações de trocas de marcha são mais curtas priorizando maior torque, a exemplo de jipes.
Já na estrada ele te compensa, so colocar 5* marcha e seguir em frente.

Nota: Só uso gasolina.
Att.;
Vinícius Teixeira

Data de registro: 13 Jan 2015, 22:24

por WilliamsPiato » 16 Jan 2015, 23:35

Bom, vamos lá. Hoje cheguei ao meio tanque, com exatos 261 km rodados, sendo apenas 23 km com o ar condicionado. Fazendo o cálculo obtive a média de 10.8 km/l. Fiquei feliz com a média, porém esperava que isso fosse com o uso do do AC em pelo menos a metade do tempo. Vou aprendendo como conduzir e melhorar o consumo. Fui na Fiat e o carro já teve o software da injeção eletrônica atualizado. Meu carro também está usando o óleo 5w30 sob recomendação de um memorando fiat, onde pede que os motores 1.0 e 1.4 utilizem o mesmo óleo de base sintética. Quero dicas de condução mais precisas do que simplesmente dirigir tranquilamente ou pé pesado.
Kit Celebration 4

por VINICUS TEIXEIRA » 17 Jan 2015, 18:41

Williams;

Pelo que descreve, você é bem organizado com a manutenção do veículo, e parece deter muita informação.

Eu consigo obter médias muito boas em todos os carros que dirijo.

Além do meu uno, na casa dos meus pais tem 02 carros. Deles um é automático e o outro caminhonete manual.

Sempre que dirijo obtenho as melhores médias que meus pais.

Não faço mágica, e talvez o que eu faço qualquer um que busque uma direção mais defensiva e confortável, faz. E gera economia.

Mantenho a calibragem correta sempre.
Manutenção nem se fala.
Alinhamento e balanceamento a cada viagem ou buraco que cause grande impacto no carro.
Nas cidades, não tenho pressa. Mantenho baixas rotações, e não alongo as marchas.
Sempre que possível, mantenho a 4ª e 5ª marcha - nas vias mais planas e sem muito semáforo, ou intervalo maior entre eles.
Ainda nas cidades, por conta dos semáforos, fico atento e reduzo antes para evitar parar o carro, até mesmo por segurança.
Já nas estradas, os procedimentos são praticamente os mesmos.
Tenho manter apenas a 5ª marcha.
Mantenho velocidade constante, a permitida da via, geralmente 110 km/h.
Att.;
Vinícius Teixeira

por WilliamsPiato » 27 Jan 2015, 00:12

Bom...vamos atualizar o diário de bordo.

Primeiramente amigo Vinicius, vou tentar melhorar meu estilo de dirigir. Sempre fui uma pessoa ágil no transito (não confundam ágil com apressado) e com meu gol tinha junto a agilidade a economia. Na semana passada o resultado obtido com o carro foi relativamente decepcionante, fiz 9,8 km/l, porém hoje fiz a nova média do meu carro, conforme o cálculo obtive uma média de aproximadamente 12,6 km/l, sendo que pouco andei com o ar condicionado ligado (não sou um grande fã do AC no carro). Fiquei feliz com essa média e percebi uma coisa, nesse ultimo ciclo em que fiz o calculo de hoje, não me prendi muito a velocidade e controle de marchas, conduzi o veiculo mais naturalmente assim como fazia com meu gol. Diminui as esticadas e passei a ficar menos tempo em 3ª marcha usando mais frequentemente no centro da cidade onde há um grande fluxo de carros, usei mais constantemente a 4ª marcha em trechos relativamente longos e de pouco transito e usei muito mais a 5ª marcha em longas avenidas e trechos que me permitiam uma velocidade maior. Não sei se essa condução mais natural vai permitir outra boa média. Percebo que nosso estilo de condução é um pouco diferente e fico até meio receoso de manter baixas rotações nele, pois a vez em que fiz isso o carro fez a média absurda de 5 km/l. Mas conte mais sobre como conduz, afinal nada melhor que outro condutor com o mesmo carro para ajudar.
Kit Celebration 4

por VINICUS TEIXEIRA » 27 Jan 2015, 15:35

Bacana Piato!

Eu sempre faço como vc fez desta última vez, mantendo marchas mais longas...4ª e 5ª.

Veja minha última aferição noutro carro da família, só para termos idéia de como interfere usar marchas mais longas...

O carro é um sedan cambio automático, e opção de sequência com 06 marchas. Viajei sozinho por 450 km ida e volta.

Alternei o modo de direção entre o modo automático e o sequêncial, para ver diferença de consumo.

No moto automático o consumo se manteve entre 10,5 e 11.7 km/l.
No modo sequêncial o consumo se manteve entre 13,0 e 14,3.

Nota: No modo sequêncial o direfencial é que eu mantinha sempre 5ª e 6ª marcha.

Diferença muito pouca eu sei. Mas, o objetivo foi conferir se dava de fato alguma diferença.

Abraço.
Att.;
Vinícius Teixeira

por WilliamsPiato » 28 Jan 2015, 01:47

Fantastico, você dirige de forma alternada e controlada assim como eu fazia com meu carro anterior. Baixas rotações, velocidade controlada e marchas mais altas e alongadas. Vamos ver como me saio, hoje andei muito e acabei completando o tanque do carro apenas para ter a idéia do consumo, a marcação de hoje foi de 12,5 km/.... to começando a ficar feliz com o carro... kkkk
Kit Celebration 4

por azevedodiego » 25 Mar 2015, 18:26

Rapaz, comprei um UNO Sporting 1.4 e ontem cai nesse mesmo impasse. Consumo elevado. Possuía um GOL G4 1.0 e era muito bom de consumo. Aí levei esse carro à uma oficina para ver se era algo relacionado à algum problema. Comigo dirigindo fazia 7.1 media mista (Cidade pista). Mas com esse amigo dirigindo o carro passou para 9.3 NA CIDADE.. Ele disse que era porque estava acostumado com 1.0 e tinha que pisar bem. Tentem pisar menos e acelerar gradativamente, de modo que o motor não fique "afogado" com a aceleração. Vão com certeza se impressionar com a média. Espero ter ajudado.

Data de registro: 25 Mar 2015, 18:03

por Marcio Souza » 21 Jul 2015, 17:40

8 litros eu fazia com meu Opala 4 cc ano 1980.
Tenho um Way 2011 e zero ele fazia 12km gas e 9km alcool
170 mil km rodados e ele faz exatamente a mesma km .
Vende essa bomba ae , vai te dar preju '!!!

Data de registro: 21 Jul 2015, 17:22

por Nasc » 28 Nov 2016, 19:39

Fala pessoal, seguinte ...

Tava pesquisando sobre isso e esse foi o mais próximo que encontrei do assunto. Minha esposa tem um Novo Uno Way 1.0 2010, de vez em quando pego ele pra ir ao trabalho, ou quando vamos passear em família.

Reparei na viagem de ontem, que ao acelerar ele com o pedal ao meio e ir tirando ao ponto de ficar um dedo de pé no acelerador, ele tava rodando com mais velocidade, e bebeu um pouco menos no mesmo trajeto que na última vez que o fiz.

Alguém já teve a mesma percepção?

Data de registro: 28 Nov 2016, 10:13

por brauyabico » 13 Abr 2017, 18:03

Meu way 1.4, no alcool na cidade com ar ligado faz média de 6 km/l e so ando de boa, não passo de 2 mi giros e saio devagar tbm.
o uno way e sporting sao diferente dos outros, e gastao, o cambio deles é diferenciado

Data de registro: 12 Fev 2015, 14:59

Próximo